SALA DE IMPRENSA

9/08/2022

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA O PRIMEIRO EMPREGO

JOVENS RECEBEM QUALIFICAÇÃO
PROFISSIONAL PARA O PRIMEIRO EMPREGO

O início da formação profissional e o ingresso no mercado de trabalho são objetivos comuns aos jovens. Atentos a importância de aproveitar essas oportunidades, dezoito alunos oriundos de escolas públicas de Pelotas, com idades entre 14 e 19 anos, concluíram o curso “Preparando-se Para o Primeiro Emprego”, realizado pelo Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social de Orientação e Formação Profissional (Senalba) do Município de Pelotas/RS, através de uma parceria com o Projeto Mapa de Oportunidades, do Pacto Pela Paz, Programa promovido pela Prefeitura Municipal de Pelotas.

O curso teve duração total de dezesseis horas, que foram distribuídas em quatro encontros. Durante as atividades foram ministrados conteúdos referentes à apresentação pessoal, entrevista de emprego, comunicação (verbal, não-verbal e assertiva), habilidades comportamentais (postura pró-ativa, criatividade, liderança), relações interpessoais, trabalho em equipe, noções introdutórias de empreendedorismo e relacionamento profissional (ética, comprometimento, responsabilidade e valores). As temáticas foram ministradas pelo professor Luis Alexandre Alves, Jornalista e Cientista Político, atualmente doutorando em Ciência Política (UFPel) e concluinte da Faculdade de Direito (UFPel).

CURSOS E PARCERIAS
O Mapa de Oportunidades, que é uma estratégias de prevenção à violência e construção de oportunidades do Programa Pacto Pela Paz, visando o apoio, o desenvolvimento e o fomento de potencialidades de grupos sociais em situação de risco e vulnerabilidade, foi responsável por auxiliar na realização e organização da seleção dos participantes, que são alunos das escolas municipais Francisco Carucio, Mário Meneghetti, Getúlio Vargas, Santa Irene e Frederico Ozanan, e da escola estadual Amílcar Gigante.

O curso promovido pelo Sindicato faz parte de um acordo celebrado junto ao Ministério Público do Trabalho da Procuradoria-Regional do Trabalho da 4a Região, para ofertarsete cursos de qualificação profissional gratuitos voltados à comunidade local. Até o final do ano serão realizados mais seis cursos relacionados à gestão empresarial, elaboração de currículos e entrevistas de emprego, legislação trabalhista, educação e gestão ambiental, marketing pessoal e auto-gestão.